Ninguém em sã consciência acredita nisso é claro, mas o papo corre solto e veloz na web, rádios, TVs, jornais etc. Claro que tem muita gente que acredita como alguns crentes e religiosos dementes, pois estas histórias são criadas apenas para se vender livros, para dominar gente de cabeça fraca e também para alguns espertos ganharem grana.
Também é uma alavanca poderosa para projetar filmes e, neste caso, vem aí o filme2012, que estreia em julho (nada a ver com o outro filme 2012: DoomsDay, que já tem em DVD e é fraquinho). Ninguém quer o fim do mundo, mas todos gostam do assunto e querem ver destruições, pelo menos na segurança de uma sala de cinema. Guerra dos Mundos, Independence Day, Dia Seguinte, Armagedon são filmes de destruição e fizeram altas bilheterias. No fundo, as pessoas querem acreditar no improvável. As coisas ficaram frias demais no mundo atual com a tecnologia em todo lugar, a todo instante, explicando tudo. Precisamos de algo totalmente anormal, espiritual bem ao estilo destas teorias.
Assim, um jornalista ou alguém com um pouco de conhecimento, revira fatos antigos, achados, profecias, culturas, mitos, religiões etc, e mistura tudo. Pega dados em computadores, gráficos incríveis e pronto! Tá feito o bolo. Como as TVs vendem sua alma ao diabo por audiência, as "Ana Marias Bragas" da vida fazem de conta que são ingênuas e fazem de conta que acreditam. Os milhões de leigos que ainda acreditam em programas de TV como verdade absoluta, principalmente no México, entram em desespero e começam até mesmo a se matar como já esta ocorrendo.
Basicamente, a ideia do filme é que os Maias, que realmente tinham um calendário mais preciso, mais complexo e muito mais holístico que o nosso, previram vários acontecimentos, mais na área astronômica, diga-se de passagem (leia sobre o Calendário Maia). Este calendário Maia prevê que algo de muito grave se passará no solstício de Inverno, 21 de Dezembro de 2012. Tão grave será o acontecimento que o mundo tal como o conhecemos desaparecerá. Isto não quer dizer que o mundo acabará, quer simplesmente dizer que um grande acontecimento transformará o mundo. Isso até pode ser bom, pois do jeito que está, se alguém lá de cima não destruir, nos mesmos o faremos.
Sabe-se atualmente que nesta data durante o solstício, a Terra estará alinhada com o Sol e com o centro da nossa galáxia, Via Láctea. Sabe-se que no centro da Galáxia existe um buraco negro supermassivo (leia matéria de O Globo). Daí, colocam o nome de um grande cientista popular, como Einstein, e somam algumas informações astronômicas. Há quem diga que o alinhamento com este buraco negro supermassivo levará a uma mudança do campo magnético terrestre, que acontece periodicamente. Isto levará a tsunamis, vulcões, terremotos, etc. Eu, sinceramente, não acredito, pois mesmo que estejam alinhados a distância do buraco é enorme. Se afetasse aqui, afetaria todas as estrelas da galáxia.
Há também outras profecias no antigo I Ching, que é um livro Chinês sobre concepções do mundo e filosofias de vida, que contém algumas previsões. Se utilizarmos a teoria "Time Wave Zero", a coisa bate também com essa data. Usando esta técnica, vê-se que o livro chinês prevê que o mundo irá acabar a 21 de dezembro de 2012. Se isso é verdade, pode-se compreender claramente que os Maias se basearam nestas teorias do I Ching para chegar exatamente a mesma data. Com certeza, chineses viajaram antes dos europeus assim como de outros povos, tanto que há pirâmides nas Américas.
Outros "especialistas" vão às TVs e ligaram aos fatos também a Mago Merlin, o mágico da corte do Rei Arthur. Pelo visto, estes profetas medievais (existiam vários Merlins), previram Napoleão, Hitler e o nome da primeira colônia na América, etc. Previram também que neste século haverá um ataque nuclear terrorista no Reino Unido, que matará centenas de milhares de pessoas, que o aquecimento global será demasiado evidente e que... irá haver uma mudança do campo magnético terrestre que levará a um desastre global. Só falta achar alguma coisa nos livros do Paulo Coelho que é rei de vendas no mundo, mas não de livros de cultura, mas de pura fantasia, para não usar outra palavra.
Convém citar também Sibyl, uma profeta/oráculo em Roma - que assim como a de Delphi, na Grécia, previram vários acontecimentos, entre os quais o fim do mundo para mais ou menos a mesma data que os anteriores. Ou seja, alguém escreveu essa data e o pessoal foi copiando de geração em geração, através dos milênios e continentes e hoje dá a impressão de estar correto. Se fosse, os cientistas de hoje, com todo o conhecimento teriam, chegado a esses números. Oba! Vou dar um pulinho no Instituto de Astronomia da UFRGS e pegar uma tabela de eclipses para os próximos 200 anos, vou virar um mago e escrever livros também!!!
E veja o mais incrível, nem eu sabia do tal Projeto Webbot que faz previsões a partir daquilo que vai aparecendo pela web. Supostamente previram os acontecimentos de 11 de setembro em junho de 2001. Este projeto, evidentemente, prevê um acontecimento global para 2012.
Claro que é tudo maneira de alguém aparecer na mídia, mas a que mais parece estar com os pés no chão ainda é a Maia, a mais relevante. A cada dia, aparece um médium, pai de santo, etc, fazendo previsões. Um dia destes, num canal de TV aberto, uma pessoa perguntou para um pai de santo sobre uma viagem após 2012 e ele dizia que não conseguia ver nada depois de 2012... Será? Fiquei arrepiado... Mas quem nunca assistiu Arquivo X? Tem um episódio, "A Verdade", que relata que os ETs (extra-terrestres) irão chegar em 22 de dezembro de 2012! Um dia depois do fim!